No último mês, reconhecemos os projetos desenvolvidos nos Círculos de Kaizen de 2020 a março de 2023, dentro do nosso programa de melhoria contínua na Vicunha. O evento, que aconteceu em Maracanaú, contou com a participação das equipes finalistas dos CKs e divulgou o histórico dos projetos e seus resultados para todas as unidades. Promovendo, assim, engajamento, motivação e aprendizado para a manutenção do programa.
No momento do reconhecimento, nove projetos foram premiados, levando em consideração a maior pontuação, sendo e continuidade dos resultados, sendo: seis iniciativas de Maracanaú, duas de Natal e uma de Pacajus. A celebração destacou também o líder idealizador que mais cadastrou CKs válidos, o técnico Adriano Fama de Maracanaú e as duas ideias mais simples que trouxeram retornos significativos ao negócio, sendo ambas de Pacajus – RTA e Manutenção Elétrica.
A apresentação dos projetos e o reconhecimento dos nossos funcionários pelos trabalhos desenvolvidos nos círculos são reflexos da nossa evolução cultural, como ressalta o presidente da Vicunha, Marcos De Marchi, que esteve presente na cerimônia.
“O ano foi desafiador e ainda vem nos trazendo muitas dificuldades, mas tudo o que foi apresentado mostra a competência da nossa gente para lidar com essas situações. Isso é evolução cultural!”, afirmou De Marchi.
As melhorias contínuas dos nossos processos implementaram no período considerado mais de 360 CKs em todas as nossas unidades da Vicunha no Brasil, possibilitando que mais de 870 funcionários das mais diversas áreas estivessem envolvidos nesse movimento.
Quando somados os últimos três anos, 783 projetos foram cadastrados nos Círculos de Kaizen. Desse número, 80% das iniciativas cadastradas foram de faixa branca, o que significa projetos de fácil aplicação com resultados focados.
A assistente técnica de produção da Tinturaria de Natal, Maria Vitória, era estagiária quando participou do projeto que ficou em 1º lugar da faixa verde, e destaca a importância de aprender mais sobre a metodologia de aprimoramento.
Diariamente, todo o trabalho desenvolvido que teve como objetivo a Redução de Degradê forte, com base na Metodologia A3, se torna fundamental para a manutenção dos nossos pilares de sustentabilidade, segurança e utilização inteligente dos nossos recursos.
No início do ano passado, o setor de RTA da unidade de Pacajus se propôs ao desafio de executar 12 iniciativas de melhoria em 10 meses e estar entre os destaques premiados até o final do ano. O empenho coletivo do setor lhes concedeu 17 Kaizens aprovados, implementados e reconhecidos.
O revisor de tecidos do RTA em Pacajus, Jarbas Lima, foi um dos destaques da ocasião e mencionou a importância do Kaizen para o funcionamento da empresa.
Durante a cerimônia, o operador de Desfibradeira, Igo Chaves, declamou um poema de sua autoria como forma de expressar sua conexão com a iniciativa.
Confira abaixo o poema:
“Kaizen é uma metodologia japonesa
de contínuo aprimoramento
que busca a máxima eficiência
em um processo ou procedimento
O próprio termo Kaizen significa :
melhoria ou mudança de pensamento .
De acordo com o Kaizen
sempre é possível melhorar!
Diariamente uma nova ideia,
você pode implantar.
As melhorias devem ser graduais
para equilíbrio da empresa preservar.
Sua filosofia é extremamente valiosa
para a gestão industrial.
Valorizando as boas ideias
faz-nos crescer no aspecto profissional.
Contribui para a redução de custos
e aumenta a produtividade em qualquer local.
A segurança vem em primeiro plano
em um Kaizen bem implementado.
A transformação cultural da empresa é percebida
pelo comportamento das pessoas mudado.
Com isso todos saem ganhando
empregador e empregado!
Ao programa 5S e suas bases
ele age como viga de sustentação.
Enfatiza o senso de limpeza
dá ênfase ao senso de utilização
melhora a autodisciplina
bem como no organizar e padronização.
Aprender na prática e envolver
todos os funcionários que se tem.
Transparência e eliminar desperdícios
com baixos investimentos também !
Focar na geração de valor!
São estes, princípios do kaizen.”
Parabenizamos a todos e todas pela participação e comprometimento em movimentos de evolução e aprendizado como o Círculo de Kaizen. Que em 2023 possamos atingir conquistas ainda maiores com o nosso trabalho inteligente e sustentável.
Confira abaixo as equipes premiadas:
Faixa Branca
Faixa amarela:
Faixa verde:
#NossoTrabalhoInteligente | #EvoluçãoDaNossGente
Momento ímpar.