Você já ouviu falar no Denim Day? Ele é uma campanha educativa mundial de prevenção contra a violência sexual. A data de conscientização ocorre nesta quarta-feira, 26 de abril, quando todos nós somos convidados a vestir uma peça de jeans para protestar contra a cultura da agressão. Pode ser uma calça, uma jaqueta, ou o que você desejar, o importante é fazer parte desse movimento! Ah, se você trabalha em área fabril, também pode participar: use a sua farda, como geralmente faz, e adicione algum item jeans em prol desta conscientização.
A ideia é construir redes de apoio e solidariedade às vítimas, conscientizando sobre situações de assédio sexual e abuso psicológico. Com isso, esperamos erradicar a violência e a culpabilização das vítimas, um problema que continua a causar sofrimento a pessoas agredidas e às suas famílias.
Você deve estar se perguntando: por que o jeans?
O Denim Day foi motivado originalmente por uma decisão da Suprema Corte Italiana, na década de 1990, quando uma condenação por estupro foi anulada porque os juízes entenderam que a vítima, por usar jeans justo, deveria ter “consentido” a relação e ajudado o estuprador a despi-la. No dia seguinte à decisão, as mulheres do Parlamento Italiano foram trabalhar vestindo jeans em solidariedade à vítima. Desde então, usar jeans no Denim Day se tornou um símbolo visível de protesto contra equívocos, mitos e preconceitos que cercam a agressão sexual.
O nosso jeans de todos os dias é um tecido de justiça social. E a Vicunha apoia mais essa iniciativa global de garantia de direitos, respeito ao próximo e construção de cidadania.
Participe também online!
Você também pode apoiar esta causa usando a hashtag #denimday nas suas redes sociais. No seu post, você pode esclarecer sobre esta data especial para os seus amigos e reafirmar que “a roupa não é um convite para assediar, abusar, agredir ou estuprar”.
Quem organiza esta data?
A Ong Peace Over Violence (POV), criadora do Denim Day, existe há mais de 50 anos, sediada em Los Angeles, na Califórnia. É uma agência de serviço social dedicada à erradicação de todas as formas de violência interpessoal, especialmente contra as mulheres, oferecendo serviços de tratamentos e assistência jurídica, entre outros.
No início da década de 1970, foi a primeira linha direta nos EUA, via telefone, para denúncias de abuso sexual contra mulheres, serviço que funciona ainda hoje, 24 horas, 7 dias por semana. Uma questão de saúde e segurança públicas, conectada também às injustiças raciais e econômicas. A feminista Patti Giggans, CEO da POV, é a fundadora do Denim Day, movimento que acontece desde abril de 1999, e aceita doações e continua crescendo, alcançando mais comunidades.
Faça parte dessa que é, provavelmente, a mais longa campanha contra violência sexual!
#DenimDay | TrabalhoComPropósito | IntegridadeRelaçõesDuradouras
Muito bem, achei bem interessante!
👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾