Você sabe o que é cibersegurança e qual é o seu papel nas organizações?
Também conhecida como cybersecurity, é a área responsável pela proteção das informações de pessoas, dispositivos e companhias contra ameaças cibernéticas.
Na mesma velocidade com que as tecnologias avançam, os ataques cibernéticos se intensificam mundo afora. A cibersegurança é o que temos de melhor para coibir esse tipo de ação, protegendo organizações e seus dados contra a ação dos malfeitores digitais.
O que é?
O termo cibersegurança vem do inglês, cybersecurity, que significa segurança digital, e se refere a um conjunto de práticas que tem como objetivo a proteção da informação de pessoas, empresas ou qualquer outro tipo de organização.
Isto é, sua função é proteger de possíveis ataques cibernéticos ativos, sistemas e equipamentos, como:
- Computadores;
- Dispositivos móveis;
- Dados;
- Redes;
- Servidores;
- Contas e outros meios.
Na prática, o que a cibersegurança faz é desenvolver e implementar mecanismos, que têm como objetivo, impedir invasões a sistemas que operam virtualmente.
Como funciona?
Os ativos de informação precisam estar o tempo todo protegidos, seja em relação aos ataques maliciosos comuns, ou mesmo contra os mais raros.
Assim como acontece com outros serviços de proteção, a cibersegurança atua nas possíveis brechas que podem existir nos dispositivos. Ou seja, a função da segurança digital é identificar pontos de vulnerabilidade e protegê-los.
Além disso, também é necessário atualizar os sistemas de segurança com frequência, para que não fiquem desprotegidos contra novos golpes.
Para o usuário comum, a cybersecurity se traduz em ações simples, como:
- Uso de senhas fortes e atualizadas com frequência;
- Utilização de programas de segurança atualizados e testados periodicamente;
- Backups regulares.
Por que a cibersegurança é importante?
O Cibercrime tornou-se um negócio, e o volume e complexidade dos ciberataques continua aumentando. A internet também cria vulnerabilidades às empresas, como vazamento de informações, fraudes, violação de dados e ataques, como phishing (tentativas de fraude para obter ilegalmente informações como número da identidade, senhas bancárias, número de cartão de crédito, entre outras,) e ransomware (clique em links que bloqueiam todos os seus arquivos) – uns dos mais comuns cibercrimes na atualidade.
Clique aqui e veja como proteger suas contas e senhas.
É inegável que a cibersegurança é uma área que deve ser priorizada nas empresas. Ela previne incidentes, protege os dados contra invasões e ataques e evita prejuízos financeiros, judiciais e inclusive danos de reputação e credibilidade.
A segurança cibernética é tão fundamental que, além das ferramentas, soluções e todas as medidas que a envolvem existem também legislações ligadas a ela e à privacidade online, além disso, é necessário que todos estejam comprometidos com as políticas da empresa e trabalhem em equipe, para criar uma cultura de cibersegurança, e assim evitar prejuízos de qualquer proporção.
Aqui na Vicunha, a nossa área de cibersegurança trabalha vigilância proativa constante, identificando, antecipando e neutralizando ameaças para proteger nossos ativos mais valiosos.
#UmCliqueSeguro #MêsDaSegurançaDaInformação
Muito bom mesmo que legal saber que em tudo a vicunha si preocupar segurança
Sim Zacarias, este é um assunto muito importante para a nossa empresa!
Ótimo artigo, informações muito valiosas! PARABENS!!
Zaproxy dolore alias impedit expedita quisquam.